sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Estreia oficial, num jogo especial


Hoje é Sábado, terminou mais um treino do Rio Ave que hoje não tive oportunidade de assistir. Curioso foi o facto de também não ter lido grande coisa na comunicação social sobre a equipa às ordens de João Eusébio. Pelo que tenho observado, existem muitas dúvidas sobre aquilo que vai na cabeça do técnico vila condense, existindo por isso apenas três ou quatro certezas num possível onze frente ao Benfica.

Se tivesse de apontar nomes, eles seriam claramente Mora, Gaspar, Vítor Gomes e Livramento. Não consta para já o nome de André Carvalhas, que apesar de ser dado como uma das principais figuras deste plantel, não tem tido ainda o nível de reconhecimento ao nível competitivo que têm alguns dos jogadores mais experientes dos vila condenses.

Se a pergunta for feita: Para a posição 10, Evandro ou Carvalhas? Poucos serão os que apostarão na segunda chance. Mas actualmente, em termos de frutos e qualidades em prol da equipa, parece-me que é mais sustentável deslocar Evandro para outro local (que até pode ser o banco), mas deixar Carvalhas como Avançado Móvel, quem sabe #10 se for essa a ideia de João Eusébio, e apostar num dueto central com Vítor Gomes e Livramento.

Domingo, dia 24 de Agosto, estreia-se (assim indica) na Liga Portuguesa de Futebol Profissional aquele que pode ser um dos maiores trunfos da nova vaga de jogadores do futebol nacional. André Carvalhas promete talento, irreverência, muito futebol, golos, assistências... o habitual perfume com que brinda todas as suas colecções - leia-se movimentos - direccionados na baliza adversária.

E que padrinho para abençoar o seu primeiro jogo oficial entre os adultos... nada mais nada menos que o seu clube de sempre, também de coração, o Sport Lisboa e Benfica. Vai ser engraçado ver de que forma encarará Carvalhas este novo projecto. Por um lado, o gosto especial que é defrontar o seu clube, o clube a que pertence, e onde se pretende mostrar para um dia regressar. Por outro, a pressão de uma terra pequena que quer ver o seu Rio Ave em boa forma, e onde o jogador tem de conquistar o seu espaço, fruto do seu rendimento para também ele ter uma primeira época conseguída.

No jogo de amanhã, procurarei seguir todos os movimentos do pequeno «craque» vila condense, apresentando a minha análise, com nota de exibição (0 a 10), e todas as estatísticas dos seus movimentos.

Sem comentários: