quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Onde encaixa Carvalhas no Rio Ave?


Pergunta à qual apenas João Eusébio poderá responder. Por outro lado, espectador assíduo das sessões de trabalho do clube, não poderia deixar de ter uma opinião relativamente a este assunto. Uma coisa é certa: André Carvalhas ou pega de estaca, ou João Eusébio não me parece capaz de dar o estatuto progressivo a um jovem atleta.

Rotulado de estrela da companhia, a verdade é que há ainda um longo caminho a percorrer. Depende dele, apenas dele. Observando este Rio Ave, que ao que tudo indica posicionar-se-à num 4-4-2 em Losango com um 10 móvel moderno, de basculação de terrenos exteriores, um Avançado Móvel, funcionando como Extremo no lado em que a equipa cai com bola, no apoio a um #9 de área, a um Interior Defensivo Centro, e um Interior a funcionar como falso 10 nas segundas bolas, onde encaixará o jovem atleta?

Aproveitar desequilíbrios técnicos

Fruto também da idade avançada de alguns elementos do plantel, André Carvalhas assume-se, a par de Vítor Gomes, como os principais rasgos de criatividade e irreverência deste plantel. Tendo em conta os (variados) argumentos ao nível da finta e criação do jogador da margem sul do Tejo, neste sistema de João Eusébio, para si, apenas poderão estar reservadas duas funções: Avançado Móvel ou #10.


Excesso de conservadorismo farão dele um Avançado Móvel?

A resposta parece evidente. André Carvalhas é um atleta que precisa de liberdade. Apesar do seu bom sentido táctico, da cultura de movimentação, sobretudo de derivações interiores quer com bola ou sem bola (não só ofensivamente), fazem dele, para a idade, um jogador muito culto em termos técnico-tácticos e de percepção das ideias fundamentais de um jogo de futebol ao mais alto nível.

A questão que se prende neste ponto, é se o facto do Rio Ave apresentar, de certa forma, algumas reservas em termos ofensivos, poderão prejudicar a veia criadora (e goleadora) do jogador. Desta forma, parece óbvio que a posição de Avançado Móvel, caindo em espaços laterais, procurando desequilíbrios quer a servir o Avançado #9, quer tentando ele próprio resolver individualmente, é o melhor local para si, e o melhor espaço para se dar a tradução do seu futebol.

Evandro e Semedo aparecem como principais concorrentes para uma eventual titularidade. André Carvalhas tem argumentos, para com o seu futebol, impor-se na posição que mais rendimento tirará das suas potencialidades, fazendo deslocar para outros terrenos alguns dos mais experientes jogadores vila condenses.

Sem comentários: